PORTFÓLIO

21ª Seara da Canção Gaúcha

A 21ª Seara da Canção Gaúcha de Carazinho retornou em novembro de  2022 com uma grande equipe de pessoas apaixonadas pela tradução gaúcha e pelo festival que marcou a comunidade carazinhense. A Berkana ingressou no time da Seara através da empresária e designer Raquel Beatriz Nienow, em abril de 2022. Foram 7 meses de planejamento estratégico até que o festival acontecesse, e os resultados poderão ser conferidos na sequência desta página.

Dentre os serviços prestados, destacam-se o planejamento estratégico da imagem da Seara da Canção Gaúcha como um todo. Foram realizados: branding (construção da marca), site, redes sociais, série de entrevistas “Searas que Encantam”, materiais gráficos, vídeos de intervalo para as transmissões ao vivo e a cobertura das redes sociais durante os três dias do festival. Confira a seguir, cada uma das etapas que contribuíram para o sucesso deste grande projeto.

Branding (construção da marca)

Para o desenvolvimento da marca da Seara da Canção Gaúcha, foram definidos em reunião de briefing, vários elementos necessários para a criação do conceito e DNA do festival.

Dentre os principais elementos da marca, destacaram-se o pertencimento, a musicalidade e a seara (campos cultivados de cereais). Confira a marca e seu significado no carrossel de imagens abaixo.

Site (desenvolvimento e manutenção)

O site foi desenvolvido com a finalidade de divulgar a 21ª Seara da Canção Gaúcha, além de ser considerado o meio de contato principal entre o festival e os artistas participantes.

No site é possível encontrar um breve histórico do festival, galeria de imagens, notícias atualizadas e muito mais.

Redes Sociais

As redes sociais tiveram um papel muito importante para a disseminação de conteúdo e informação. Através da implementação de ações estratégicas, os resultados vieram à tona e fizeram toda a diferença para o acontecimento do festival. Os dados a seguir são referentes ao mês de novembro nas redes sociais da Seara da Canção.

Série "Searas que Encantam"

Com o intuito de promover proximidade da comunidade e aumentar a sensação de pertencimento com a 21ª Seara da Canção Gaúcha, foi realizado uma série de 9 entrevistas com pessoas chave que tiveram uma relação muito especial com as edições anteriores do festival.

A Série trouxe à tona histórias que muitas pessoas desconheciam e abordou temas importantes que fizeram o amor pelo festival florescer, fazendo assim, com que a comunidade prestigiasse as apresentações realizadas no Patronato Santo Antônio.

Material gráfico

Para o festival, foram desenvolvidas diversas peças gráficas seguindo a identidade visual da 21ª Seara da Canção Gaúcha. Dentre eles, cartazes, folders, banners de lona, banner de fundo de palco, crachás, livro de canções e demais itens necessários para o festival. Também foram desenvolvidos produtos para a venda, como camisetas, cevadores e copos ecológicos.

Cobertura do Festival

Depois de todo o planejamento realizado ao longo de 7 meses, os dias do festival chegaram, e iniciou-se o trabalho de cobertura das redes sociais. Aqui se destacam as notícias publicadas em tempo real, links para as transmissões ao vivo e acompanhamento de palco e entrevistas para que os internautas pudessem conferir os bastidores da 21ª Seara da Canção Gaúcha.

Para a transmissão ao vivo, também foram desenvolvidos vídeos diferenciados para o intervalo entre o final de uma apresentação e o início das entrevistas. Foram criadas 08 peças diferentes para que o público pudesse ficar informado sem perder a atenção na transmissão (o que acontece quando se repetem os vídeos).

A assessoria de imprensa e as entrevistas do intervalo do festival foram realizadas pelo jornalista Rodolfo Sgorla da Silva da RS2 Comunicação e a cobertura fotográfica e transmissão ao vivo da Orquestra, realizadas pela equipe de Marlon Britto Fotografia.